Franklin Martins lança a trilogia “Quem foi que inventou o Brasil?”, mais exposição “A Música Canta a República” no Instituto Tomie Ohtake

Por Carlos Bozzo Junior
ABRE ARTE  DA EXPOSIÇÃO
Foto da arte da exposição (Foto: Carlos Bozzo Junior)

O Música em Letras esteve na abertura da exposição A Música Canta a República que aborda a trilogia dos livros “Quem descobriu o Brasil?”, de autoria do jornalista Franklin Martins, no Instituto Tomie Ohtake.

“Esta exposição mostra para o público que se pode conhecer a história do Brasil de uma forma agradável, que não precisa necessariamente daquela chatice de datas, nomes e cargos e eventos. Por conta da crônica musical, o povo cria e faz a história. Acho que dá para contar uma história viva da República”, disse Martins em entrevista concedida ao Música em Letras.

A mostra – aberta ao público desde o último sábado, 20 de junho-, assim como o lançamento dos dois primeiros volumes da obra de Martins, que acontece hoje, dia 22, na livraria Cultura, foram abordados em minha matéria publicada na Ilustrada ( leia em http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2015/06/1645120-franklin-martins-ex-ministro-de-lula-rele-a-politica-em-mil-cancoes.shtml).

Leia e assista a seguir o que o Música em Letras apurou na abertura dessa exposição.

Visitando a exposição, você pode ouvir as músicas mencionadas nos 110 painéis expostos, com textos e fotos, no seu smartphone. Entre no aplicativo do Instituto Tomie Ohtake, em Exposições, acesse A Música Canta a República e siga as instruções. Quem não tiver celular, pode utilizar os fones que são cedidos na entrada da exposição.

Veja abaixo o vídeo em que o jornalista Franklin Martins revela trechos do terceiro volume da trilogia “Quem descobriu o Brasil?”, a ser lançado no final de julho.

Assista, a seguir, o vídeo em que o Música em Letras mostra parte da exposição A Música Canta A República.

 


Veja fotos da exposição.

 

Fotos, textos e músicas compõem a mostra A Música Canta a República, no Instituto Tomei Ohtake (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Fotos, textos e músicas compõem a mostra A Música Canta a República, no Instituto Tomie Ohtake (Foto: Carlos Bozzo Junior)

 

Franklin Martins: “Em todos os países existe uma relação intensa entre a música e a política (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Franklin Martins: “Em todos os países existe uma relação intensa entre a música e a política (Foto: Carlos Bozzo Junior)

 

Franklin Martins na abertura da mostra no Instituto Tomie Ohtake (Foto: Carlos Bozzo Junior)
Franklin Martins na abertura da mostra no Instituto Tomie Ohtake (Foto: Carlos Bozzo Junior)

A MÚSICA CANTA A REPÚBLICA

QUANDO de ter. a dom., das 11h às 20h; até 2/08

ONDE Instituto Tomie Ohtake, Av. Faria Lima, 201, tel. (11) 2245 1900

QUANTO gratuito

 

QUEM FOI QUE INVENTOU O BRASIL? VOL.I e II

AUTOR Franklin Martins

EDITORA Nova Fronteira

QUANTO R$ 69 (635 págs.)

LANÇAMENTO segunda (22), às 19h, na Livraria Cultura, Av. Paulista, 2073, tel. (11) 3170-4033